Alfabeto Fonético

Pronunciar letras/algarismos e soletrar palavras utilizando o alfabeto fonético da NATO/OTAN

topo_pagina_alfabeto_fonetico

Certamente já todos sentiram a dificuldade que por vezes surge na compreensão de letras ou palavras cuja pronúncia é idêntica.

Exemplo: "FACA" em vez de "VACA". Quando isto acontece é necessário repetir, falando mais devagar e, por vezes, até soletrar. Isto é, pronunciando letra a letra. Ora, quando se fala através do rádio ou telefone essas dificuldades aumentam e podem até ser agravadas por outros fatores estranhos à comunicação, tais como: rebentamentos, disparos, passagem de aviões,… Além disto, nas Transmissões usa-se muitas vezes linguagem cifrada, isto é, grupos de letras que não formam palavras pronunciáveis, que aumenta mais a possibilidade de confusão. Por todas estas razões adotou-se um processo de pronunciar cada letra por meio de uma palavra começada por essa letra; palavras simples mais ou menos conhecidas universalmente e que foram escolhidas por comum acordo de vários países - ALFABETO FONÉTICO.

Palavras ou grupos difíceis de pronunciar devem ser soletrados durante a transmissão, utilizando a expressão de serviço "EU SOLETRO" - se o operador souber pronunciar a palavra a soletrar, esta será transmitida antes e depois da soletração, a fim de a identificar. Exemplo de transmissão: Palavra pronunciável (CATENARY) CATENARY EU SOLETRO "CHARLIE ALFA TANGO ECHO NOVEMBER ALFA ROMEO YANKEE CATENARY".

Ficheiro para impressão: